O que Observar antes de Fazer uma Tatuagem

Fazer uma checklist antes de qualquer acontecimento importante é uma ótima maneira de planejar, evitando assim os riscos. Na hora de fazer uma tatuagem não é diferente. Se você criar uma lista com itens que não podem ser esquecidos por você e pelo tatuador, ficará muito mais fácil obter um bom resultado e, o melhor, seguro.

Criamos uma série de itens importantes a serem levados em conta na hora de fazer uma tatuagem. Assim, tudo o que você terá que fazer é levar essas perguntas ao estúdio que você escolheu e conferir cada item. Confira!

  • O estúdio tem uma autoclave? Esteriliza os materiais?
    Isso é algo extremamente importante, já que simplesmente lavar um instrumento fará com que ele fique apenas limpo. A esterilização acaba com qualquer vida microbiológica do material, tornando totalmente seguro o seu uso.
  • Os materiais usados são descartáveis?
    O uso de luvas descartáveis é muito importante, afinal o profissional irá entrar em contato com o seu sangue. As luvas descartáveis são mais um cuidado para se evitar uma contaminação.
  • O tatuador possui certificados?
    Os certificados são uma garantia de que o tatuador realizou cursos na área e, portanto, você não estará confiando a sua pele e sua saúde a um amador.
  • O estúdio possui licença de funcionamento?
    Um estúdio de qualidade possui todos os documentos necessários para funcionar. As prefeituras costumam realizar inspeções antes de conceder a licença, portanto, essa é mais uma garantia de estar em um estúdio confiável.
  • O tatuador é vacinado contra hepatite B?
    A hepatite B é uma doença transmitida através de contato com sangue ou secreções contaminados. Muitas cidades já estão criando leis que tornam a vacina obrigatória para tatuadores e manicures.
  • Pomada, tinta e outros itens que sobram após uma tatuagem são reutilizados?
    Um bom tatuador jamais deve reutilizar materiais que sobraram de uma tatuagem em outra. Tudo deve ser novo para evitar contaminações.
  • Uma agulha é usada uma única vez?
    É imprescindível que você veja a agulha que será usada na sua tatuagem saindo da embalagem, para ter certeza de que ela está esterilizada e não irá te contaminar.
  • O profissional destrói e descarta as agulhas após o término da tatuagem?
    Assim como é importante ver que a agulha é nova, verifique se a usada em você será descartada. Afinal, devemos nos atentar a todas as atitudes do tatuador para saber se ele é realmente responsável.
  • O tatuador possui um portfólio com os trabalhos que já fez?
    Um bom tatuador mantém sempre a mão pastas com fotos dos outros trabalhos que fez. Analise as tatuagens quanto a cor, beleza dos desenhos, etc. Seja crítico ao observar cada imagem, afinal ele irá criar um desenho permanente na sua pele.
Curtiu?