Perguntas Frequentes

É natural que antes de fazer uma tatuagem se tenha muitas dúvidas em relação ao processo, como cicatrização, riscos, etc. Isso é muito bom, pois mostra que se trata de uma pessoa cautelosa e que deseja ter certeza do que está fazendo. Separamos algumas perguntas freqüentes para sanar diversas dúvidas a respeito de tatuagem. Confira!

  • É seguro fazer uma tatuagem?
    Se você procurar um estúdio de qualidade, que toma todos os cuidados necessários de higiene e usa produtos descartáveis, e também seguir todas as indicações depois do procedimento, é totalmente seguro – Veja como escolher um estúdio de qualidade
  • O que devo esperar quando faço uma tatuagem?
    Se você procurou um estúdio de qualidade, que ofereça toda a segurança necessária, poderá esperar o melhor. O desenho irá demorar alguns dias para ficar bonito, quando a pele cicatrizar por completo. Se prepare para a dor, que poderá ser leve ou intensa, não há como saber antes.
  • Dói?
    A dor é algo inevitável, mas não dá ter a sua intensidade medida. A sensação pode variar de pessoa para pessoa e também de acordo com a região do corpo. Entretanto, dizer que não dói nada é uma grande mentira – Veja algumas dicas sobre os locais do corpo que doem mais
  • Posso usar algum anestésico contra a dor?
    A dor é o que faz com que mais pessoas desistam de fazer uma tatuagem. O uso de anestésicos é algo bastante sério, e só pode ser feito por médicos, por causa do risco que envolve. Uma pessoa alérgica, por exemplo, poderá sofrer sérios riscos, inclusive em casos extremos o de perder a própria vida. Alguns tatuadores podem até oferecer a opção clandestinamente, mas jamais aceite. O risco é realmente grande, sem contar que pode alterar a absorção da tinta na pele, prejudicando a qualidade do desenho.
  • Quanto custa?
    O preço de uma tatuagem é algo extremamente relativo, pois varia de acordo com a região, a fama do tatuador, a localização, a qualidade, etc. Lembre-se que nem sempre um preço alto é garantia de qualidade, pesquise a reputação do estúdio independente do preço cobrado. Em média, os preços podem chegar de 100 a 1.500 reais, mas claro que há tatuagens em valores ainda maiores.
  • Posso fazer uma tatuagem se eu estiver doente?
    O ideal é estar totalmente saudável. Se estiver com alguma doença, espere até melhorar para fazer a tatuagem. Todo o cuidado é pouco.
  • Posso tomar banho de sol se eu tiver uma tatuagem?
    O ideal é esperar cerca de 1 mês depois de a tatuagem feita para voltar a tomar sol normalmente. Quando voltar, não se esqueça do filtro solar. Esse cuidado ajuda a manter viva a cor da tatuagem por mais tempo – Veja outros cuidados que você deve tomar ao fazer uma tatuagem
  • O que passar na tattoo enquanto ela cicatriza?
    Muito se fala sobre formas de cicatrização, e é comum cada profissional ter suas próprias recomendações, portanto não deixe de consultá-lo a esse respeito. Mas é importante destruir alguns mitos e dar algumas diretrizes gerais. Peixes e frutos do mar não fazem necessariamente mal à pele se você não for alérgico. Se vocÊ não sabe se é alérgico ou não, na dúvida é melhor evitar. Outra boa é evitar pomadas. Isso não é uma regra, claro, e seu tatuador pode até te indicar alguma pomada específica, mas um hidratante corporal faz um bom efeito para cicatrização e não oferece o risco de formar casquinha sobre a tatuagem, o que pode prejudicar sua coloração. Após a tatuagem, espere algumas horas para tomar banho. Use água morna e, além disso, um sabonete único para passar na tatuagem, de preferência hidratante. Quanto a roupas, evite cobrir a parte tatuada e, se isso não for possível, não use roupas justas pois o contato com o tecido não ajuda na cicatrização. Sobre “isolar” a área com PVC, a resposta é um evasivo “depende”. O PVC ajuda a proteger a tattoo e a mantê-la úmida, mas não é indispensável, então o melhor é testar e ver se há boa adaptação. Já tomar sol é realmente algo que não pode pois há o risco de manchar a pele na região tatuada, o melhor é esperar ao menos um mês e, após esse período, usar sempre protetor solar.
  • Posso depilar a área tatuada?
    Se a tatuagem ainda não tiver cicatrizado, a resposta é não! Independente se usar cera ou lâmina, o risco de contrair uma infecção é muito grande. O ideal é esperar uma semana após a cicatrização total da tatuagem.
  • Quem tem tatuagem pode doar sangue?
    Pode doar sim, mas apenas um ano depois de feita a tatuagem. Isso serve para evitar o risco de transmissão de doenças como o HIV e a Hepatite, transmitidas pela utilização indevida de agulhas. Após doze meses já é possível detectar se o doador está apto e saudável para oferecer seu sangue – Veja mais sobre a doação de sangue por pessoas tatuadas
  • Existe risco de contrair hepatite fazendo tatuagem?
    Estudos apontam que fazer tatuagem sem os devidos cuidados de assepsia por parte do tatuador, como usar a agulha em mais de uma pessoa sem fazer a higienização do instrumento, traz o risco de contrair Hepatite do tipo C.
  • Posso fazer tatuagem durante o período de amamentação?
    É recomendável que a mulher não faça tatuagens enquanto estiver amamentando, nem durante o período de gestação, por se tratar de uma fase muito delicada da vida – Veja mais detalhes sobre tatuagem no período de amamentação

 

Curtiu?