Significado das Tatuagens de Gueixa

Talvez todos que veem uma tatuagem de gueixa saberão reconhecer sua figura, o que não quer dizer necessariamente que saberão dizer o que é uma gueixa.

As Gueixas no Japão

Antes de adentrar especificamente o significado das tatuagens de gueixa é importante contextualizar e falar um pouco sobre o que são as gueixas. O termo japonês gueixa pode ser traduzido como “artista” ou “pessoa de artes”, e é possível vê-las mesmo como obras de arte com vida. Gueixas são mulheres que, de acordo com a tradição estabelecida no Japão, recebem desde muito jovens uma educação rígida. Crescem com boa formação e uma base cultural sólida, além de pleno domínio das regras de etiqueta. Todo esse preparo intelectual e estético é aplicado para entreter clientes ou convidados em situações específicas em que são requisitadas. Seguem certo molde de comportamento e cultivam a imagem sempre com enorme cuidado.

É sempre importante ressaltar que as gueixas não se confundem com prostitutas. A associação de sua imagem com a figura das meretrizes se deu mais tarde, quando prostitutas de fato passaram a se vestir como gueixas para conquistar clientes estrangeiros.

A Imagem da Gueixa no Ocidente

Apesar da figura da gueixa se associar diretamente à servidão devido à sua função de entretenimento, os que escolhem sua imagem para tatuar pensam em geral na fascinação que elas são capazes de exercer no imaginário popular, além de sua força, delicadeza e inteligência.

É uma figura típica do Japão, e é vista hoje no país como uma representante dos valores tradicionais. Já está razoavelmente abarcada pela cultura ocidental, ainda assim mantém aquele ar próprio ao mistério, afinal a gueixa não deixa de ser uma utopia para os de fora, a síntese do inacessível fascínio feminino, uma figura tanto mítica quanto mística.

7 Tipos de Tatuagem de Gueixa

  1. De corpo inteiro como símbolo da beleza e arte femininas: esta é a tatuagem que trata do sublime. O quimono, o cabelo e a maquiagem da gueixa são impecáveis, exalando primor.
  2. Segurando um leque como símbolo do mistério: o mais comum nesse tipo de representação é a gueixa segurando o leque aberto, com este cobrindo parte de seu rosto. Isso remete à nobreza e, ao mesmo tempo, instiga pela parte do rosto que não se vê, o que traz uma aura de mistério.
  3. Com flor de cerejeira e vestindo vermelho como símbolo da fertilidade: a flor de cerejeira é outro símbolo que se associa à paisagem natural japonesa. À árvore florida se soma a vestimento de cor vermelha da gueixa, reforçando o sentido de fertilidade.
  4. Com um quimono de cor intensa como símbolo de sonhos e desejos: a gueixa mais jovem se veste com cores mais vivas e vibrantes em relação à de mais idade. Esse brilho expõe suas esperanças, sendo uma espécie de essência de seus sonhos.
  5. Executando uma atividade como símbolo de hospitalidade e cultura: seja tocando algum instrumento, cantando ou dançando, a gueixa assim representada remete ao cultivo e desenvolvimento da prática da arte. O traquejo com as artes demonstra habilidade e criatividade. Junto a isso, representa a hospitalidade japonesa e a demonstração de sua cultura.
  6. Com o rosto de caveira como símbolo do segredo e da mortalidade: a gueixa é intimamente inacessível. Mas por detrás de seu rosto branco e lábios vermelhos reside a humanidade que não pode surgir aos olhos do cliente, que procura justamente o ideal de beleza impecável. A tatuagem que expõe os ossos de seu crânio revela essa verdade escondida pela máscara, trazendo à tona sua humanidade e mortalidade.
  7. Com o ombro exposto como símbolo da sensualidade e fantasia: a gueixa é sinônimo de volúpia, por isso muitas vezes é sua atividade é confundida com a prostituição. O ombro a mostra é provocante, por isso se liga à sensualidade.  A beleza exótica da gueixa não é para qualquer um, ficando para alguns apenas no plano da imaginação, permanecendo como fantasia.
Curtiu?

Deixe seu comentário: