Significado das Tatuagens de Mandala

Mandala é uma palavra do idioma sânscrito que significa círculo, completude. Uma mandala é um círculo mágico, uma concentração de energia que universalmente simboliza integração e harmonia.

Tatuagens de mandalas são diagramas geométricos, são simétricas, e trazem em si os símbolos que cada pessoa usa para se harmonizar interiormente e com o universo. Tatuar uma mandala significa, além de carregar em si a harmonização e integração com tudo e todos, espalhar essa energia e equilíbrio, compartilhá-la.

Os símbolos usados na composição da mandala

Algumas mandalas são construídas a partir de símbolos com significado próprio, como o próprio círculo, a flor de lótus, o símbolo do infinito, triskle, ying yang, a cruz, símbolo da paz, pentagrama e hexagrama, espirais… Ficar simétrica e harmônica vai depender da habilidade do tatuador com o desenho, do padrão visual produzido, e os significados se somam.

O círculo é o arquétipo da totalidade e do eterno (não pode ser dominado ou alcançado pelo tempo) e as tatuagens de mandala em que todas as linhas levam à composição do círculo têm especificamente esse significado, o todo, a harmonia com tudo e todos.

O coração quando no centro da mandala significa a integração e equilíbrio com o amor e a felicidade. Quando distribuído no desenho (nas pontas) simboliza a iluminação espiritual.

Em algumas culturas a cruz significa a união de opostos, masculino e feminino, mas na cultura ocidental cristã a cruz simboliza a escada que leva até Deus, e esse significado fica potencializado se usado na construção da mandala.

Os espirais na mandala significam evolução, a superação de etapas, desenvolvimento.

Mandalas com flor simbolizam beleza e vitória. Muitas das tatuagens de mandalas que partem do desenho de uma flor usam a flor de lótus, que significa a virtude/pureza que nasce no lodo, a vitória de (re)nascer do inóspito.

Mandalas que partem de um labirinto representam a consciência superior, o acesso e o ascenso ao divino, a um plano espiritual superior e ainda a vitória sobre dificuldades e desafios.

Mandalas feitas a partir de ouroboros (dragões ou serpentes mordendo o próprio rabo) simbolizam a continuidade da vida, a vitória sobre o tempo/espaço.

Mandalas construídas com hexagramas simbolizam a realização espiritual, a paz permanente com o universo (ou a sua busca).

O uso de cores na tatuagem de mandala

As tatuagens de mandala são geralmente feitas com uma única cor, a do traço. Mas no caso de usar cores, traço ou preenchimento, harmonize o significado da cor com o do desenho: Branco simboliza pureza e paz; Vermelho simboliza compaixão; e Azul simboliza sabedoria.

Curtiu?

Deixe seu comentário: